Social Icons

13 de janeiro de 2014

Xbox One não será o último console físico da Microsoft, diz Spencer

Xbox One não será o último console físico da Microsoft, diz Spencer

Reprodução/Official Xbox Magazine

Com toda a conversa da Microsoft a respeito das maravilhas dos jogos via nuvem, com boa parte das operações dos games realizadas pelos servidores, não é de se estranhar que algumas pessoas estejam se perguntando se o Xbox One será o último aparelho físico da companhia de Bill Gates. Segundo o chefe dos estúdios da empresa Phil Spencer, no entanto, o processamento em hardware local deve continuar presente no futuro.

Questionado por um fã via Twitter se o Xbox One seria o último console “como os conhecemos”, isto é, rodando em uma máquina local, Spencer respondeu que acredita que não. “Acho que a computação local ainda vai ser importante por um longo tempo”, disse. Dessa forma, parece improvável que a companhia deixe de lançar um possível Xbox Two para simplesmente aumentar a capacidade de seus servidores com componentes mais potentes.

O mercado de smartphones e tablets sempre foi apresentado como um exemplo paralelo para a forma como os aparelhos de video game se tornam cada vez mais dependentes de recursos via internet. Em uma mensagem subsequente, Spencer ressaltou que essa analogia funciona também no sentido contrário. “Você pode ver os móveis, conectados a redes mais rápidas e mais serviços em nuvem, mas o poder local continua aumentando a cada geração”, pontuou.

Apostando no futuro

A Microsoft gastou cerca de US$ 700 milhões (equivalente a cerca de R$ 1,64 bilhões) melhorando a Xbox Live para o lançamento do One, permitindo que a empresa afirme com confiança que o serviço é “absolutamente” capaz de suportar streaming de jogos. Ainda assim, é muito cedo para afirmar que esse investimento vai decidir o futuro dos consoles.

Spencer não é o único a questionar a viabilidade dos rumores de que o conceito de console está obsoleto, existindo até quem ache que a próxima geração pode sair do forno ainda mais rapidamente do que a que acabou de chegar. O vice-presidente executivo da EA Studios, Patrick Söderlund, acredita que o próximo Xbox e o PlayStation 5 podem ser lançados a partir de 2018.

Fonte: Official Xbox Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estatísticas

Translate