Social Icons

29 de maio de 2014

A bolha dos jogos indie vai estourar (e a culpa é dos desenvolvedores)


Em uma extensa postagem realizada em seu blog, Jeff Vogel, fundador do estúdio Spiderweb Software (desenvolvedor de Avernum), afirmou que a culpa pelo excesso de jogos indie no mercado não é do Steam, nem do Humble Bundle, mas sim dos desenvolvedores. Ele diz no texto que a bolha indie está para estourar, o que deve levar com ela muitos estúdios pequenos: não é nada viável manter as coisas como estão, ninguém sai lucrando.

Literalmente: cada jogo indie vendido via Humble Bundle, por exemplo, dá apenas alguns centavos para desenvolvedor (isso não cobre as despesas de criação) – sem mencionar que 40% dos jogos vendidos no Steam nunca foram abertos. No início, a ferramenta servia para dar visibilidade aos jogos indie, porém, hoje os pacotes de jogos aparecem com frequência até diária, o que também traz como consequência a dificuldade de se destacar na multidão.


Ninguém sai lucrando

Diferente da época em que títulos como Bastione Terrariaforam lançados, em 2014, o Steam teve adicionados ao seu catálogo mais jogos do que nos últimos três anos (em 20 semanas). Quem está ligado nas notícias reparou que todo mês havia alguma “mais 100 jogos foram aprovados no Greenlight do Steam”: começou por aí. Ao fazer isso, a plataforma não se responsabiliza pela qualidade dos games inseridos; afinal, os jogadores decidiram que ele entraria – além disso, com a quantidade enorme de títulos, não há quem possa analisar todos.

Quando, antes, a maioria dos jogos indie eram excelentes e feitas por pessoas apaixonadas pelo que faziam, o que acontece hoje é um mercado inundado de games apenas decentes, feitos com a ideia mais de lucrar alguns trocados do que de criar o jogo dos sonhos. Entre várias outros pontos, Vogel enfatiza que essa situação não deve continuar: estúdios pequenos devem fechar por falta de dinheiro, o que não deve incentivar mais gente a tentar se aventurar na indústria dos jogos sem pensar muito.

Via BJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estatísticas

Translate