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19 de maio de 2014

“Memória RAM do PS4 e do Xbox One vai se esgotar rapidamente”, diz Crytek


Uma das principais características dos consoles, e tanto valorizada pelos “consolistas”, é a não necessidade de se fazer upgrades no hardware dos aparelhos, algo que comumente ocorre no PC. E isso preocupa, na visão de um executivo da Crytek, que acredita que a memória RAM disponível no PS4 e no Xbox One é “limitada”.

Sean Tracy, gerente de desenvolvimento de negócios voltados a engines da companhia, afirmou que, ainda que os dois sistemas sejam poderosos agora, a memória RAM relativamente modesta de 8 GB pode causar problemas no futuro. “Eu teria de concordar com o ponto de vista de que 8 GB podem ser facilmente preenchidos, mas tenha em mente também que os desenvolvedores não necessariamente têm acesso a essa quantidade”, expressou o executivo em entrevista ao GamingBolt.

Tracy exemplificou a utilização da memória que cada console pode ter. O Xbox One retém muita memória para o funcionamento operacional do sistema, por exemplo, já que é um aparelho com diversas funções multimídia. “O Xbox One, por exemplo, retém parte da memória RAM para propósitos operacionais. Uma vez que a tecnologia progride exponencialmente, nós logo vamos constatar que os requisitos computacionais dos jogos vão atingir um teto de muita [memória] RAM”, explicou.

Nada desastroso, mas é bom manter um alerta

Tracy acredita que isso não aponte para um cenário desastroso e disse que cabe às desenvolvedoras saber trabalhar apropriadamente com as engines, aprimorando a jogabilidade e encaixando cada projeto nas configurações dispostas pelos consoles. Em outras palavras, o executivo crê que grandes resultados podem ser atingidos sabendo-se trabalhar com aquela quantia específica de memória RAM.


“Nós já tivemos que saber fazer um bom gerenciamento do uso de memória com Ryse, e isso [memória RAM] certamente será um dos fatores limitantes nesta geração. Mas é claro que o poder não se restringe a isso. A tecnologia que inteligentemente utiliza todo o hardware e todas as escalas pode oferecer muito”, opinou o gerente.

PS4 e Xbox One: sem preferências

Tracy exaltou o poder dos dois consoles da nova geração e disse que o salto em relação à geração anterior, em termos de poder de processamento, não foi tão grande. “Embora o PS4 e o Xbox One não mostrem um salto tão grande em relação à geração anterior em termos de poder de processamento, as APUs customizáveis dentro das duas plataformas representam um enorme avanço em termos de integração e capacidade”, concluiu.

A Crytek, de certa forma, é autoridade quando o assunto se refere à utilização de engines gráficas e física. A dona de Ryse, Crysis e que cuidou do desenvolvimento do primeiro Far Cry , entre outros títulos, tem um ponto de vista válido, mas convém lembrar que ainda desconhecemos algumas ramificações dos novos consoles – poder da nuvem, jogos em streaming, entre outros fatores.

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