Social Icons

5 de agosto de 2013

StarCraft 2: aprenda estratégias micro e macro do jogo da Blizzard

StarCraft 2: aprenda estratégias micro e macro do jogo da Blizzard

StarCraft 2 é um dos mais famosos jogos de estratégia do mundo e parte de sua fama se dá pelas inúmeras possibilidades de gerenciar e conduzir seu exército durante as partidas. Confira neste tutorial dicas importantes para se sobressair com estratégias micros e macros neste game da Blizzard.

A sempre impressionante Queen of Blades (Foto: Divulgação) (Foto: A sempre impressionante Queen of Blades (Foto: Divulgação))

Hotkeys
Para reduzir o tempo gasto na inserção de comandos durante as partidas, os jogadores usam as hotkeys (teclas de atalho)Você pode jogar realizando comandos apenas com o auxílio do mouse, mas em uma partida contra um jogador com experiência isso é sinônimo de derrota. Isso porque em SC2 velocidade é igual a eficiência e um bom jogador gasta o mínimo de tempo realizando o máximo de comandos possíveis.
Para se destacar como jogador, você deverá aprender o máximo de teclas de atalho da raça com que você joga. A maneira mais fácil de aprender a usá-las é jogando em mapas personalizados contra a IA. Com o uso das hotkeys você conseguirá gerenciar sua base sem precisar voltar no mapa até ela durante uma batalha.
Exemplo das teclas de atalho para a raça Terrano:
Outro costume que se deve ter é a utilização de grupos de controle, que não é nada mais que designar números para grupos de unidades ou construções. Geralmente os grupos de controle são utilizados para designar o seu exército principal. Para isso basta selecioná-lo e pressionar as teclas Ctrl + 1. Assim, toda vez que você apertar a tecla “1”, o grupo de unidades será selecionado, sem necessidade de usar o mouse.
Estratégias micro
Como o nome já sugere, as estratégias de “Micro” refletem uma micro gestão do jogo. Nessa estratégia é focado o ataque desde o princípio da partida, dando ênfase na produção de unidades com vantagem sobre as que o inimigo estiver usando. Velocidade, sincronismo e precisão são imprescindíveis para se aumentar a relação Kills x Deaths (unidades que você mata X as que você perde), maximizando a duração de suas unidades em cada combate.
Explore sempre o mapa para conhecer melhor seu inimigo em StarCraft 2 (Foto: João Moura / TechTudo)
Isso apenas será possível com uma eficiente exploração do mapa. Ou seja, você terá que saber que tipo de estratégia seu inimigo está usando, que tipo de estruturas e onde ele está construindo, e que tipo de unidades está produzindo. Com estas informações você deve antecipar os movimentos do inimigo e investir em unidades que tenham vantagem em relação as que eles está produzindo, poupando seus recursos com tropas que seriam desvantajosas em combate.
Outra característica da estratégia de micro é o intenso uso de suas unidades. Não os deixem plantados na sua base. Use-os em reconhecimento ou pressão sobre o seu adversário para que ele não se desenvolva ou expanda. Nos combates procure focar o ataque em apenas uma unidade por vez para maximizar os danos no seu inimigo, enquanto reduz o dano nas suas unidades.
Não se esqueça também de usar as habilidades de suas unidades em cada combate. Use as teclas de atalho para acioná-las, além da tecla “TAB” para alternar entre as habilidades de outros tipos de unidades. Esse comando é a chave para se conseguir maximizar o dano e aumentar a eficiência de suas tropas.
Use o máximo de habilidades do seu exército em StarCraft 2 (Foto: João Moura / TechTudo)
Estratégias macro
A estratégia de "Macro" também se preocupa com a vantagem do seu exército sobre as do inimigo, contudo, foca também na evolução e ampliação de sua base e economia, sendo mais completa e complexa que a "Micro". Geralmente as partidas nas quais os jogadores usam essa estratégia são mais demoradas, pois evitam ataques no começo do jogo, além de os jogadores se estenderem mais sobre o mapa tentando dominar as fontes de minerais e gás (recursos do game).
O controle do ataque deve ser realizado juntamente com a evolução de sua base e expansão para novas áreas. A produção de novas unidades deve ser constante, em sincronia com as perdas no campo de batalha. E para ajudar na administração de suas unidades é muito importante dominar as hotkeys da raça e padronizar os grupos de controle. Eis um exemplo, novamente para os Terranos:
1Grupo de ataque principal (soldado / demolidor/ ambunave)
2Ambunaves
3Quartéis
4Centros de comando
5Alguns VCEs na base principal
6Fábricas
7Estaleiros Siderais
De uma forma geral, um bom jogador consegue focar nas estratégias de micro, sem tirar o olho de sua economia (obtenção e gasto de recursos) e da gestão de suas bases (defesa, produção de unidades e construção de novos edifícios). Os grupos de controle são muito utilizados para conseguir fazer isso de forma eficaz. Por exemplo, você pode atacar um grupo de unidades terrestres com outras unidades terrestres (como os demolidores) e ao mesmo tempo fazer mais soldados para se prevenir de um possível ataque aéreo. Definir pontos de encontro para o campo de batalha também é uma boa estratégia, pois permite que a unidade recém-feita possa logo reforçar suas forças no combate.
Outra ideia importante é criar uma “lista de tarefas” para suas unidades ao usar a tecla “Shift”. Por exemplo, aperte a tecla que você designou para alguns VCEs (uns três está bom) em sua base e construa um depósito de suprimentos e um quartel (use as hotkeys para isso). Logo depois, pressione “Shift” e aperte com o botão direito no campo de minerais. Eles irão retornar a colher mineral logo após de terminar as suas respectivas construções, fazendo com que você tenha mais tempo para dar atenção às suas tropas.
Fonte: techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estatísticas

Translate