Social Icons

4 de junho de 2014

Jogadores estão caçando minorias em Watch Dogs

Kotaku
Como você costuma jogar games de mundo aberto? Em Watch Dogs, você dispõe de uma Chicago virtual para explorar – além disso, o protagonista Aiden Pearce possui um aplicativo para celular que consegue descobrir diversos detalhes sobre qualquer pessoa no game. Acontece que alguns jogadores estão utilizando essas informações para matar minorias digitais.

Mesmo que você nunca tenha jogado o título, provavelmente já deve ter visto que tipo de dados o aplicativo de celular de Pearce oferece. Utilizando-o, é possível descobrir o nome do personagem, a idade e a ocupação (algumas vezes até mesmo a renda salarial), assim como algum fato aleatório sobre o investigado.

Esse dado pode ser qualquer coisa desde hobbies e interesses até orientação sexual. Isso pode não parecer grande coisa, mas essas informações estão realmente mudando a maneira como as pessoas jogam e refletem sobre os games.

Ódio virtual

Antes mesmo de o jogo ser lançado, o site Kotaku recebeu um email alertando sobre jogadores que estavam caçando certos tipos de personagens em Watch Dogs. A maioria das imagens desse tipo foi tirada do ar. Todavia, pelo menos uma screenshot continua disponível:

Kotaku

Na imagem acima, é possível ver o protagonista seguindo uma ativista israelita e uma frase: “mas você deixou o negro escapar...”. Logo que o game foi lançado, não demorou muito para que surgissem outras imagens com a mesma abordagem. No vídeo, intitulado “Fazendo do Mundo um Lugar Melhor”, postado no canal Moopoke, Pearce mata com um único tiro muçulmanos, gays, ativistas, negros, imigrantes ilegais, canadenses etc.


Claro que nem todo mundo está jogando Watch Dogs assim. Provavelmente, a maioria não está. Além disso, assim como um personagem homossexual pode se tornar alvo para jogadores com esse tipo de pensamento, o mesmo pode acontecer com aqueles que jogam video game demais ou que assistem hentais. Tudo depende contra o que ou quem o jogador deseja se posicionar.

As ações do mundo virtual se refletem no real?

Ethan James Petty, escritor de Watch Dogs, foi menos do que apológico quando perguntado sobre as ações tomadas no mundo virtual. Após ser questionado pelo desenvolvedor de jogos David Gallant sobre esse tipo de conduta, ele respondeu: “Essa é a realidade doentia em que nós vivemos – a privacidade das pessoas reduzida aos fatos. Perfis desse nível ‘deveriam’ ser ofensivos para qualquer pessoa.

No dia 28 de maio, Petty também twittou: “Mal posso esperar para ver como vocês abusam dos nossos pobres npcs em #WatchDogs. Certifiquem-se em tirar screenshots!”.
De fato, a declaração do escritor é um tanto cínica e não foram consideradas de bom gosto. Esse tipo de propaganda para o game afeta a imagem da empresa – que já está um tanto abatida devido ao fato de o jogo não conseguir entregar tudo aquilo que prometeu nos trailers e não arcar com as expectativas dos jogadores.

FONTE- BJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estatísticas

Translate