Social Icons

17 de maio de 2014

40% do consumo de energia do PS4, Xbox One e Wii U ocorre no modo de espera


De acordo com um relatório americano do Natural Resources Defense Council, o modo standby (ou modo de espera, em português), é responsável por consumir grandes quantidades de energia dos consoles da nova geração, especialmente no PlayStation 4 e no Xbox One. O NRDC fez um estudo extenso por um mês inteiro com o PS4, Xbox One e Wii U para ver o grau de consumo de energia desses aparelhos, sendo que inúmeras funções foram realizadas para um resultado mais completo.

A organização publicou os resultados em um relatório online, chamado de “Os consoles da última geração: o quanto de energia eles consomem enquanto você não está jogando?”. Vale lembrar que um estudo semelhante já foi feito pela mesma organização, em 2008 – e por isso que os efeitos comparativos com os novos consoles puderam ser bem aplicados.

Gastando energia sem necessidade?

Para termos noção, o início do relatório já diz algo bastante impressionante: se as unidades de PlayStation 4, Xbox One e Wii U substituíssem todas as unidades de PlayStation 3, Xbox 360 e Wii que foram vendidas desde 2005, o consumo total de energia dos novos consoles seria de mais de 10 bilhões de killowatt/hora! Isso é suficiente para fornecer energia elétrica para a cidade de Houston, a quarta maior metrópole dos Estados Unidos.

Isso corresponde aproximadamente a US$ 1 bilhão em contas de energia, sendo que de acordo com os estudos da NRDC, 40% disso (ou seja, US$ 400 milhões) seriam gastos com o consumo dos consoles em modo de espera. Tanto o PlayStation 4 como o Xbox One gastam aproximadamente duas ou três vezes mais watts do que os seus modelos antecessores – mesmo que opções de “poupo de energia” (que não poupam tanto assim) existam em ambos os aparelhos.

Talvez seja melhor tirar o cabo da tomada...

O relatório é enfático ao dizer: “os novos consoles consomem mais energia por ano ao rodar vídeos ou no modo de espera do que realmente com jogos de fato”. Segundo os testes realizados pela NRDC, o PS4 consome 8,5 watts no modo standby, enquanto o Wii U consome somente 0,4 watts. O vilão nesse caso é o Xbox One, que consome 15,7 watts no standby (com as configurações padrões acionadas) – algo que pode ser explicado principalmente pelo uso do controle de voz do Kinect, já que ele deve ouvir o jogador dizer “Xbox On” para ligar.

Por outro lado, o Xbox One consome menos energia do que o PlayStation 4 quando está rodando jogos (112 watts versus 135 watts, respectivamente) e realizando streaming de vídeos (74 watts versus 89 watts do PS4). O relatório propõe diversas soluções opcionais para que o consumo de energia dos três consoles seja reduzido, dentro do que cada uma das plataformas permite.

Contudo, o aviso principal é direcionado para a Microsoft e Sony. Se ambas as empresas não mudarem o modo como os seus consoles funcionam, especialmente no modo de espera, “muitos gastos de energia serão consumidos quando simplesmente ninguém está utilizando os aparelhos”, resultando em um desperdício perceptível. Realmente, o consumo de energia dos aparelhos, mesmo no modo de espera, é algo que deve ser melhor analisado por todas as empresas. 

Via BJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estatísticas

Translate