Social Icons

12 de maio de 2014

Desenvolvedor que atuou no PS4 e no Xbox One revela detalhes e detona Wii U


As questões que sustentam polêmicas relacionadas a resolução, taxa de quadros por segundo e outros quesitos técnicos são objeto de eterna discussão entre os fãs. Na noite de ontem, o usuário “xboxps4amaa” fez uma postagem no Reddit e a intitulou da seguinte forma: “Sou um desenvolvedor que atuou no PS4 e no Xbox One com sete anos de experiência na indústria. Perguntem-me quase qualquer coisa”. E é claro que a bola de neve começou a rolar solta.

Para resguardar o sigilo, o usuário não revelou seu nome, mas os detalhes informados são bem específicos e críveis – é impossível que um eventual impostor tenha conhecimento de configurações tão técnicas. O caso, portanto, repercutiu na rede. Desenvolvedores já conhecidos e estabelecidos na indústria, como Dan Marshall, se manifestaram pelo Twitter, outro indício de que as informações vazadas não são falsas.

Mas vamos ao que interessa: os almejados detalhes vazados. Na visão do desenvolvedor, os altos e baixos de Sony e Microsoft, tecnicamente falando, são “irrelevantes”, e as marcas jamais deixarão o mercado. “Acho muito irrelevante discutir isso. A Sony não vai embora, a Microsoft não vai embora, e nenhuma delas está preocupada com o futuro de cada plataforma. Mesmo que fossem embora, o mercado iria se direcionar para algum outro lugar, mas não desaparecer”, afirmou.

Nova geração vs. PC

O usuário destacou também o desenvolvimento de títulos multiplataforma, a importância dos exclusivos e a disputa contra o PC. “O desenvolvimento multiplataforma é incrível [nos dois consoles], e os títulos first-party saem muito bem no PS4 neste momento, com mais ARPU do que no PC. (...) Já o serviço de nuvem no Xbox One consiste basicamente num servidor dedicado que é dado ao jogador na duração de uma partida. Não há persistência, a menos que você armazene o status do jogo em outro serviço. Mas isso é algo que você não consegue gratuitamente da Microsoft”, ponderou.

Devkits: no Xbox One, são “instáveis”

O desenvolvedor anônimo também falou sobre os devkits e o sistema de produção em cada plataforma, dando uma sutil alfinetada no console da Microsoft. “[Se você tem um material], você o compila no PC e roda no seu devkit. No caso do PS4, o processo é mais direto e objetivo, e no Xbox One é muito instável. Por exemplo, se você desplugar o console da força, ele esquece que aquilo é um devkit, e você precisa providenciar tudo novamente”, revelou.


Preferência pelo PS4 – mas elogios para o DirectX no Xbox One

Sem papas na língua, o desenvolvedor não escondeu sua preferência pelo console da Sony, embora tenha dito que muitos preferem o DirectX (que está a caminho do Xbox One) para renderização.

“O PS4 está à frente. Os devkits do Xbox One são horríveis, e a área na memória que contém variáveis é muito instável. Eles [a Microsoft] são uma empresa de softwares, então vão consertar isso, mas atualmente está uma droga. Com o PS4, há uma sensação de familiaridade, mesmo que a arquitetura seja diferente [comparada à do PS3]. O Xbox One tem armadilhas. Não cuido de renderização, mas muitas pessoas preferem o DirectX, no entanto”, comparou.

Mas não adianta: jogos importam mais que hardware, na visão do desenvolvedor

O usuário anônimo realmente dissertou em cada resposta e falou como se não houvesse amanhã. Ele detalhou alguns dos procedimentos sobre a programação em si para cada arquitetura e disse que não adianta: nessa competição, os softwares (jogos, em outras palavras) são o fator mais importante.

“Não é nenhuma ciência do foguete [programar]. Você apenas coloca algumas camadas e as conecta adequadamente. As partes é que são específicas de cada sistema para o qual se escreve. O Unreal e vários ‘middleware’ são utilizados. Cada parte específica compartilha muito pouco. (…) Se você está buscando uma história interessante, não há nenhuma.Temos dois consoles rápidos, sendo que um é mais rápido que o outro, mas não inclui controles de movimentação tão sofisticados [a exemplo do Kinect]. A partir desse ponto, os softwares é que vão contar e, uma vez que os dois têm uma longa lista, tudo pode acontecer”, opinou o desenvolvedor.

Wii U não foi perdoado pelo desenvolvedor

Infelizmente, os comentários do usuário anônimo sobre o Wii U não foram tão amigáveis assim. Sem qualquer medo da repercussão, o desenvolvedor detonou o console da Nintendo. “Quando olhei para o Wii U, foi uma loucura, mas isso é normal para o caminho da Nintendo, sem novidades por aqui. É um console muito irrelevante para desenvolvedores third-party. Quase todos os estúdios direcionam os ports do Wii U para equipes muito pobres”, disparou.

Para ver a história completa no Reddit, clique aqui (o conteúdo está em inglês).

Convém ressaltar que, apesar do aparente conhecimento do usuário anônimo, que se classificou como um desenvolvedor com sete anos de experiência na indústria, é preciso absorver as informações com um pé atrás. E você, o que acha dos dizeres proferidos?

Via BJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estatísticas

Translate